Educação Infantil │ Escola Waldorf Girassol

Educação Infantil

Maternal: de 2 a 4 anos

Jardim: de 4 a 6 anos

A proposta da Pedagogia Waldorf para o primeiro setênio é criar um ambiente propício ao aprendizado livre, valorizando e proporcionando vivências no dia-a-dia que façam sentido na vida das crianças. Desta forma, o Jardim da Infância Waldorf é um extensão do lar, onde as crianças têm liberdade para brincar, se expressar e explorar os movimentos de seus corpos rodeados por um espaço acolhedor e tranquilo.

Sabemos que na idade pré-escolar, a criança se desenvolve através do movimento, e isso consiste basicamente no brincar. Brincando, a criança tem a oportunidade de alimentar sua curiosidade, experimentando e descobrindo a si e ao mundo. O modo de brincar da criança é influenciado pela imitação do seu entorno e pela fantasia. Por isso, os contos de fadas permeiam a educação infantil e os brinquedos disponíveis também tem o pressuposto de despertar essa característica criativa e imaginativa nas crianças. Simples toquinhos de madeira, sementes, panos, conchas, pedras, móveis,se transformam em muitas brincadeiras, pois esses materiais dão às crianças múltiplas possibilidades de criar o que sua imaginação permitir.

O Jardim de infância Waldorf têm o objetivo pedagógico de fluir como o ritmo da respiração, em movimentos de contração e expansão. Na hora de expandir, as crianças brincam livres no interior da sala ou no pátio da escola, onde árvores, caixas de areia, água, balanços, escorregadores, pontes transformam - se em espaços de pura alegria e fantasia! E na contração, a criança, aquieta e internaliza, seja para hora do lanche, para fazer a roda, uma atividade direcionada, ou ouvir uma história. A criança vivencia esse pulsar o tempo todo, através das propostas trazidas pela professora, sejam nas músicas que se relacionam com as épocas, nas brincadeiras que a própria natureza proporciona (brincar com cataventos e pipas na época dos ventos) na mesa de época... Esse ritmo traz a segurança que a criança precisa sentir ao estar chegando e conhecendo o mundo, e assim desenvolve autonomia e constrói valores que levará consigo para toda vida.