Sobre | Escola Waldorf Girassol
top of page

Nossa História

Cópia de 2017.10.18-JdG-101.jpg
linhadotempo.png

Gestão

Somos uma escola associativa sem fins lucrativos, e como tal, estamos sempre em processo de desenvolvimento, a partir da escuta da comunidade que nos compõe. A participação das Famílias, Professores, Colaboradores e Amigos é fundamental para que possamos cumprir com um de nossos propósitos, a educação de todos com autonomia e liberdade. Todos os âmbitos da escola se relacionam e atuam buscado o equilíbrio a partir da gestão participativa, do consentimento e da representatividade permitindo assim, o desenvolvimento saudável do nosso organismo social. Este, se desenvolve a partir de uma dinâmica, observada por Rudolf Steiner, chamada de j social, onde temos três âmbitos principais e cada um deles deve ser lapidado por um princípio regente: o princípio da Liberdade no âmbito Cultural-espiritual, onde deve-se criar condições para que as capacidades e talentos de cada ser humano possam surgir e serem desenvolvidos; o princípio da Fraternidade, situado no âmbito Econômico, tem o objetivo de satisfazer as necessidades das pessoas; e a Igualdade no âmbito Jurídico-político, onde há a elaboração de acordos e regras para o convívio social que devem ser construídos coletivamente.

A Gestão da nossa escola se dá a partir desta visão trimembrada do organismo social. Ela se aplica também em nossa estrutura de gestão, onde temos representados:

GESTÃO PEDAGÓGICA: grupo que cuida da ouvidoria de professores e famílias acerca de assuntos pedagógicos; da mediação de conflitos; do acompanhamento do trabalho dos professores com apoio de tutoria; das relações com instâncias legais como a Secretaria de Educação e da realização de processos seletivos; do conteúdo da comunicação oficial da escola. Este grupo também e responsável pela organização de Palestras e Eventos pedagógicos. Atualmente é composto por três professoras eleitas pelo Colegiado, representando os diversos níveis de ensino (Jardim, Fundamental e Matérias): Maria José, Laura, Thaiza e Viviane da secretaria da escola.

ASSOCIAÇÃO AMANHECER: entidade mantenedora que carrega a responsabilidade jurídica, administrativa e financeira. Cuida do funcionamento, estruturação e crescimento da escola dentro dos princípios e valores antroposóficos. Atualmente representado pelo grupo eleito em abril de 2021 conforme ATA de Assembleia Geral extraordinária, com o objetivo de desenvolver nosso organismo social através de uma cultura cada vez mais associativa e participativa, zelando pela harmonia e representatividade nas instâncias da escola.

 

FAMÍLIAS DA ESCOLA : Atualmente temos dois eixos de participação para as famílias da comunidade: O Conselho de Famílias e as Comissões de Trabalho.

  • Conselho de Famílias: É onde estão reunidos todos os representantes de classe e seus suplentes que foram eleitos na primeira reunião presencial do ano letivo. Este grupo tem como missão acolher as famílias da comunidade escolar, levar a informação para todas as turmas, unir e evolver a todos no propósito da comunidade que é trabalhar juntos e manter a escola viva, sempre apoiando os projetos da gestão escolar e dos professores.

  • Comissões de Trabalho: São grupos de trabalho voluntário, formados por representantes das famílias e colegiado. Esses grupos são frentes de trabalho da escola, sendo assim, a força propulsora, o apoio para que as mais diversas ações possam ganhar vida e onde a Fraternidade é praticada pelo interesse no aspecto social e o espírito de cooperação. Em nossa escola, reunimos as seguintes comissões:

 

Nossas Comissões de Trabalho

COMISSÃO FINANCEIRA: É responsável pela saúde financeira da escola, analisando, aconselhando e propondo metas financeiras. Faz planejamento e acompanhamento anual prestando conta e apresentando condições financeiras para a comunidade.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS : Elabora projetos ligados a Associação mantenedora a fim de captar recursos financeiros juto a grades empresas ou empresários da região para o desenvolvimento da escola, consolidação e ampliação do nosso projeto escolar.

INTEGRAÇÃO SOCIAL E DIVERSIDADE: Responsável por acolher os pedidos de bolsas de estudo e avaliar a coerência sócio-econômica apresentada pela família em relação ao percentual de desconto solicitado sempre em trabalho conjunto com a comissão financeira para alinhar condições da escola. É responsável também por pensar em projetos e iniciativas de inclusão e diversidade dentro da escola.

MANUTENÇÃO E OBRAS : Esta comissão se ocupa de toda manutenção, reforma

e conservação necessária no espaço físico da escola. Responsável por projetar e gerenciar obras necessárias para os projetos pedagógicos unindo as famílias a escola em um só movimento de cuidado e expansão do espaço físico.

MEIO AMBIENTE: Comissão que cuida do ambiente externo da escola , preservado e preparando ele par fins pedagógicos incluindo cuidados com a horta, paisagismo, descarte ecológico e consciente de resíduos, envolve a comunidade em mutirões e projetos de trabalho.

COMUNICAÇÃO: Com a tarefa de produzir textos, cartazes e registros audiovisuais a comissão de Comunicação também faz a divulgação das ações, eventos e valores da escola para a comunidade e também público em geral através das redes sociais e mídias da escola.

EVENTOS E PALESTRAS: É responsável por fazer contatos e organizar eventos e palestras da escola de acordo com o calendário anual, com apoio do Conselho de Famílias e Colegiado de Professores, fomentando momentos de celebração e estudo da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf.

BAZAR E LOJINHA : Esta Comissão é responsável pelo Bazar Giramundo que arrecada e vende itens usados incentivando um consumo consciente. Também organiza o Bazar de Natal que é um evento tradicional que une toda a comunidade em seus preparativos e confecção de itens com o tema de natal que serão vendidos, além de administrar a Lojinha virtual da escola selecionando produtos e

parceiro. Toda a renda das iniciativas acima são destinadas as melhorias e crescimento da escola.

ALIMENTAÇÃO: A Comissão de Alimentação é responsável por desenvolver o cardápio da escola buscando o melhor que a natureza tem a oferecer em cada época do ano, adaptando receitas e garantindo o balanço nutricional das refeições. É responsável pela parte estrutural da cozinha, compra de alimentos e utensílios e também a orientação nutricional das famílias e crianças.

MONITORAMENTO / PANDEMIA: Comissão criada após início da Pandemia responsável por viabilizar a reabertura da escola e protocolos para retorno presencial das atividades. Atualmente monitora os protocolos de segurança internos e ainda os casos de Covid 19 nos alunos, professores e funcionários e possíveis ações de contenção e controle da doença dentro da escola.

MATRÍCULAS: Comissão que está sendo criada em 2022 para fortalecer o processo de matrículas e para que seja feito um trabalho forte de captação de novos alunos para 2023.

Todos os âmbitos da escola se relacionam e atuam buscado o equilíbrio a partir da gestão participativa, do consentimento e da representatividade permitindo assim, o desenvolvimento saudável do nosso organismo social. 

Você pode estar se perguntando...

... o que tudo isso tem a ver com pedagogia? É importante notar que a concepção trimembrada da sociedade, proposta por Steiner há um século, está se tornando cada vez mais atual e necessária. Está ficando claro que precisamos convergir para uma sociedade mais humanista, solidária e sustentável, e para isso precisamos formar jovens com liberdade de pensamento, determinação, criatividade, entusiasmo e confiança para escolher seu próprio caminho e construir uma nova era para a humanidade, e a Pedagogia Waldorf pode dar uma importante contribuição neste sentido.

 

“As mudanças não acontecem por si só. São o resultado do 
trabalho de personalidades comprometidas com sua época.”
Bodo von Plato

bottom of page